domingo, 3 de julho de 2011

Rousseau, as Redes Sociais e a Vontade Geral - Parte II



   A noção de uma vontade geral, embora anterior a Rousseau, chega à modernidade pela Revolução Francesa e pela influência de Rousseau nos revolucionários franceses.




   O conceito expressa a idéia de um bem comum, indicado por juízos racionais que os cidadãos alcançam ao deixar de lado suas vontades particulares (seus próprios interesses). 




   Agem assim porque estão na esfera pública, e os seus interesses como cidadãos, racionalmente, os levam a deliberar em nome da sociedade e não de si mesmos. No momento da deliberação ele considera seus interesses específicos secundários em função de seu interesse como membro de uma sociedade racionalmente organizada.



    É neste sentido que Rousseau diz que a vontade não se representa, é ela mesma ou não é. A vontade geral está adormecida na consciência de todo ser racional, é um ato de reflexão isolado.  Nesta ordem de idéias, a representação política da vontade geral é um sem-sentido.




   A construção de Rousseau supõe uma organização política específica, cujo modelo é sua cidade natal, Genebra, uma cidade-Estado como as as da Antiguidade. Os cidadãos vão à Assembléia deliberar diretamente, e a suposição filosófica é que nestas condições o resultado apresenta a  vontade geral. É uma suposição, e Rousseau não é ingênuo. Sabe que frequentemente não será assim, mas não há outra forma racional de organizar a sociedade e suas decisões a não ser sobre a base destas suposições.




    Tudo isto resultou  apropriado por formas de organização política desenvolvidas pelo Estado moderno, o Estado-Nação, completamente distinto de uma cidade-Estado como Genebra.  Como pensadas para outra forma de organização, resultaram deturpadas, mas ideologicamente legitimadas pelo Iluminismo e pela autoridade de Rousseau.




   Condições históricas,  como a dominação de classe, a hegemonia burguesa,    o desenvolvimento do capitalismo, etc., explicam como isto tudo ocorreu.




   Como recuperar os conceitos iluministas de Rousseau, de vontade geral e de organização racional da sociedade  no mundo contemporâneo? Até alguns anos atrás, isto tudo parecia definitivamente sepultado.




   Mas eis que...surge a internet. Surgem as redes sociais. Todo cidadão pode ter voz, opinião, influir, pensar, ter presença na vida política e social.




    E estas redes sociais ajustam-se perfeitamente ao contexto imaginado por Rousseau, os cidadãos reunidos e deliberando DIRETAMENTE, sem representação, em uma assembléia.




   A falácia da representação está aí, o rei está nu. Parlamentos, os supostos representantes da vontade geral, deliberam em nome do mercado e de seus interesses específicos. A grande mídia repercute e obscurece essa realidade. As pessoas começam a perceber o logro, e a desmistificar o não-sentido desta idéia de representação.




   Mas agora têm meios para transformar esta realidade. A internet e as redes sociais são a assembléia imaginada por Rousseau. Depende de nós recuperar estes conceitos e devolvê-los ao seu sentido original e verdadeiro, filosofica e politicamente.





   Basta indignar-se. Como na primavera árabe, na Espanha, na Grécia.





   Indignem-se.


    


   Basta isto para poder  dizer: no pasaran.









  






































2 comentários:

  1. Prezado Marcio,
    Excelente, mais uma vez, o texto. Se a ideia de democracia direta, a alguns, soa ousada demais, pelo menos o advento da internet e a profusão das redes sociais já permite lutar pela diminuição drástica das casas do Congresso Nacional. Acho que essa proposta, salvo engano do falecido Clodovil, propiciaria um fantástico plebiscito.

    Outra coisa: o blog do Marcelo Semer noticiou um manifesto de diversos juristas pela imediata integração ao ordenamento jurídico da Convenção da OIT sobre os direitos dos trabalhadores domésticos, sem necessidade de emenda constitucional (http://blog-sem-juizo.blogspot.com/2011/07/manifesto-por-direitos-as-domesticas.html)

    Lembrei-me da minha sugestão ao seu blog (post do jogo do Santos).

    Abraços, Bruno Vivas.

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  2. Bruno,o jornal de hoje, terça, publica que a Finlândia está reformando a Constituição com participação direta do povo pela internet.

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