quarta-feira, 13 de julho de 2011

PARA O PIG, JUSTIÇA SOCIAL É "BONDADE"

   Na seção Painel da Folha de Sao Paulo de hoje, 13 de julho, colhe-se a seguinte pérola:




 Tesoura 1 Mesmo com folga no teto de gastos com funcionalismo, o pacote de bondades para professores e policiais custará a Alckmin fatia expressiva da cota de investimentos para 2012, ano em que o tucano se empenhará para eleger aliados nas grandes cidades.





   O governador acaba de conceder reajustes aos professores. Não sei exatamente quanto foi, e nem importa isto. Tudo que se conceder aos professores da rede pública, que até as pedras das ruas sabem que ganham miseravelmente, é pouco. Tudo que se investir na educação pública deste Estado é socialmente importante. Mas para o PIG, investir na educação pública, que é para os "diferenciados", merece a ironia tola: "pacote de bondades". Os reajustes de salários da moça que redige a coluna certamente são justos. Ela jamais se referiria aos seus reajustes como uma "bondade" do dono do jornal. No entanto, quando se trata de investir para quem ensina os filhos dos excluídos, a noção de justiça desaparece. Justiça é só para a elite. Os excluídos não têm direitos. Quando algo os beneficia, trata-se de "bondades". E nem se diga que a expressão é retórica,  usual. É assim que o PIG quer moldar a sociedade. A linguagem nunca é neutra. Os sentidos são relacionados pelo leitor, evocam visões de mundo, provocam ilações e deformam a realidade. No estado em que se encontra hoje a mídia, 1984, de Orwell, é conto de fadas. Tudo bem, tudo bem. Como dizia a Pasionaria, no pasaran.  

2 comentários:

  1. E quando há votação do salário mínimo? Dizem que vai aumentar em não sei quantos milhões o 'déficit' da Previdência e blablablá, como se os aposentados fossem o culpado por todos os problemas no Orçamento. Aí os parlamentares quase dobram o salário e ninguém diz nada... Até quando?

    ResponderExcluir
  2. Perfeito. E tem uma bondade que eles nunca falam. Os 150 bilhões de juros que são pagos todo ano aos que especulam com a dívida pública. Já viu isso na midia? Mas quando a despesa é para dar aumento aos aposentados...

    ResponderExcluir