segunda-feira, 1 de agosto de 2011

INDIGNAI-VOS!



   Um pequeno manifesto (editado em 38 páginas)  está vendendo milhões de exemplares na Europa. Escrito por Stéphane Hessel, expressa a indignação pelos rumos tomados pelos Estados contemporâneos, aparelhos dominados pelo mercado financeiro, com suas políticas de exclusão social, cortes dos benefícios sociais, desmonte do Estado do bem-estar, restrições aos imigrantes e ataques a minorias.



   Uma pequena biografia de Stéphane Hessel:




   "Nasceu em Berlim em 1917, mas viveu desde os 7 anos em Paris. Em1941 uniu-se à Resistência e, em Londres, se incorporou à França Livre do general Charles De Gaulle. Preso pela Gestapo em 1944, escapa de uma morte certa em Buchenwald ao trocar sua identidade pela de outro preso. Após a guerra, tornou-se diplomata e em 1948 fez parte da equipe que redigiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em 1977 ocupou o posto de Embaixador da França na ONU em Genebra."




   O grito "indignai-vos!" está ecoando na Europa. O livro de Hessel foi publicado na Espanha em fevereiro de 2011, e certamente teve um papel no movimento dos indignados que se espalha pela Espanha. Digitalizei algumas páginas.



    (Agradeço a Ney Duarte Sampaio, que me trouxe o livro de presente da Espanha)

































   





  

Um comentário:

  1. Momento histórico. Registro de luta pela liberdade ! Emocionante, rico e Divino. Parabéns e obrigada, de coração, por postar. O mundo ainda tem jeito. Vamos ler e nos indignar, sempre, se nos faltar a liberdade.

    Tarcisa Marques Porto

    ResponderExcluir