http://www.germanlawjournal.com/pdfs/Vol11-No1/PDF_Vol_11_No_01_9-32_GG60_Mahlmann.pdf
Excelente e sintético estudo sobre a idéia de dignidade humana (publicado no German Law Journal). Tem um raro apanhado histórico sobre o conceito, de Platão a Kant até sua incorporação como princípio jurídico na contemporaneidade. Há uma interessante discussão sobre os "hard cases" ("torturo pra alguém não jogar bomba", coisas assim) em que o professor se sai muito bem. Destaco algumas passagens:
"A garantia da dignidade humana demanda uma absoluta proibição da tortura"
"A dignidade humana significa um valor derivado da própria humanidade como tal. A reflexão e justificação desse valor não é prerrogativa de uma cultura ou religião"
"A dignidade humana como conceito legal está na raiz de uma teoria dos direitos fundamentais e ainda joga um papel decisivo nas teorias de legitimação refletidas na cultura legal republicana"
E trecho de grande pertinência para imensa parte da magistratura brasileira, que ainda não entendeu o espirito da coisa:
-"A Alemanha, que possui, em comparação com o plano internacional, uma jurisprudência particularmente diferenciada a esse respeito, exemplifica o fato de que o conceito pode ser aplicado com sucesso no cotidiano jurídico".
Nenhum comentário:
Postar um comentário